quinta-feira, 13 de outubro de 2011


O pentatlo moderno existe desde a Grécia Antiga. Era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos antigos, que premiava o atleta mais completo. Naquela época, as provas iniciais eram corrida, salto em distância, arremesso de disco e salto em altura. Então, os dois melhores colocados se enfrentavam em uma luta, e o vencedor ganhava não apenas o título, mas, também, prestígio na sociedade, passando a ser aclamado quase como um semideus.

Inspirado nessas disputas, o barão Pierre de Coubertin, um dos maiores incentivadores das Olimpíadas modernas, resolveu adaptar a disputa aos novos Jogos, também premiando o atleta mais completo. Porém, os esportes praticados dessa vez seriam outros. Em vez das modalidades do atletismo e da luta, os competidores passariam a disputar provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida.


Imagem cedida pela Confederação Brasileira
de Pentatlo Moderno
CBPM/ Divulgação

Assim, a estréia do pentatlo moderno aconteceu nos Jogos de 1912, em Estocolmo, na Suécia, após aprovação do Conselho do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1911, na Hungria. Por se tratar de um esporte muito voltado à disputa das Olimpíadas, o pentatlo foi organizado pelo próprio COI até 1948. Nesse ano, porém, foi fundada a União Internacional do Pentatlo Moderno, que regula o esporte até os dias atuais.

Fonte: http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-pentatlo-moderno.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário