quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como funciona o pentatlo moderno - Regras


Toda a disputa do pentatlo moderno acontece em um único dia. Os atletas recebem pontos pelo seu desempenho em cada uma das modalidades, e, ao fim da última prova, aquele que obtiver o maior número de pontos será aclamado vencedor.

A prova decisiva sempre é a da corrida. Assim, os pontos acumulados em todas as modalidades anteriores são transformados em tempo, e o ganhador da corrida será consagrado o grande campeão.

A primeira prova do pentatlo moderno é a de tiro. Os atletas precisam disparar 20 vezes em alvos estáticos situados a 10 m. O máximo de pontos possível na prova é de 200 - caso todos os disparos sejam perfeitos. Para conquistar 1000 pontos, porém, o atleta precisa anotar apenas 172 pontos no tiro. Cada ponto a mais é transformado em 12 pontos de pentatlo. Assim, aquele que fizer 173 no tiro terá 1012 na tabela do pentatlo.

Na competição seguinte, a de esgrima, todos os atletas se enfrentam. Disputadas com espadas, as lutas (assaltos) duram apenas um toque. Aquele que o fizer primeiro vence o confronto. Se houver empate (quando nenhum dos dois adversários consegue tocar o outro no tempo limite de 1 minuto), ambos são considerados perdedores.

Imagem cedida pelo Comitê Olímpico Brasileiro
Crédito: Washington Alves/COB/Divulgação
O atleta que ganhar 70% das lutas consegue 1000 pontos no pentatlo. O peso de uma vitória a mais ou a menos varia de acordo com o número de competidores. Se competirem 32 atletas, serão 31 assaltos - 70% equivale a 22 vitórias. Ou seja, 22 vitórias corresponderiam a 1000 pontos no pentatlo.

Na natação, os atletas devem percorrer 200 m contra o relógio, ou seja, não interessa quem chega primeiro, e sim quem faz o menor tempo. A marca de 2min30 s para os homens e 2min40 s para mulheres significa 1000 pontos no pentatlo. Cada 0,33s a mais ou a menos representa 4 pontos na pontuação do pentatlo.

A quarta prova é o hipismo. Nela, o atleta deve montar um cavalo desconhecido e cavalgar um trajeto que vai de 350 m a 450 m, com 12 obstáculos de, no máximo, 1,20 m, sendo um duplo e um triplo (15 no total). A escolha do cavalo acontece antes da prova. O atleta melhor colocado nas provas anteriores tem prioridade de escolha, e assim sucessivamente.
Cada um tem 20 minutos para conhecer melhor e se adaptar ao animal. O tempo limite para conclusão do trajeto varia de acordo com a distância percorrida. No menor possível, é de 1 min, enquanto o mais longo deve durar, no máximo, 1 min17 s. Cada atleta começa a prova com 1200 pontos. Cada segundo a mais ou a menos no tempo vale quatro pontos. O toque em um obstáculo significa perda de 28 pontos, enquanto uma queda equivale a 40.

Na quinta e última prova, os atletas devem percorrer 3000 metros em qualquer superfície. Nesse momento, a pontuação de pentatlo dos atletas até então é convertida em tempo. Cada quatro pontos correspondem a um segundo. Assim, uma diferença de 200 pontos entre o primeiro e o segundo colocados significa um intervalo de 50 segundos na largada. Quem cruzar primeiro a linha de chegada vence a competição.
Vale lembrar que cada competição define o número máximo de atletas. No Pan do Rio de Janeiro, por exemplo, estarão competindo 24 atletas no masculino e 16 no feminino.
Fonte:http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-pentatlo-moderno1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário