O líder, após as três primeiras provas, larga em primeiro lugar no evento combinado e os outros atletas saem depois dele, com um intervalo baseado na diferença de pontos acumulados.
A prova final é uma combinação de corrida e tiro laser. A corrida é realizada em 3.000m, correspondendo a 3 voltas de 1.000m. Logo no início, o atleta entra no seu box, pré-definido, com o objetivo de atingir 5 vezes o alvo distante 10m, disparando um número ilimitado de tiros no prazo de 70 segundos. Após o quinto tiro no alvo ou esgotados os 70 segundos, o atleta percorre os primeiros 1.000m. Ele entrará no seu box para mais uma sequência de tentativas para acertar o alvo 5 vezes, em mais duas oportunidades: antes de iniciar os 2.000m e os 3.000m.
O vencedor da competição será o atleta que primeiro ultrapassar a linha de chegada, tendo percorrido os 3.000m e entrado 3 vezes no seu box de tiro para acertar o alvo 5 vezes no tempo máximo de 70 segundos.
Para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, a munição usada nas competições de tiro será o laser. Para tanto, a transição de pistola de ar (chumbinho) para o laser está sendo feita durante o ano de 2011 nas principais competições internacionais como Jogos Pan-americanos, Campeonato Mundial e Copas do Mundo.
Fonte:http://www.rio2016.org/os-jogos/esportes/olimpico/pentatlo-moderno